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REGULAGEM DA VÁLVULA CORRETORA DE FRENAGEM
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REGULAGEM DA VÁLVULA CORRETORA DE FRENAGEM
VÁLVULAS CORRETORAS DE FRENAGEM SENSÍVEL A CARGA
De acordo com a concepção dos veículos, sua massa pode ser distribuída diferentemente, mas nunca uniformemente. Na frenagem ocorre uma transferência de carga de aproximadamente 70% da massa do veículo da traseira para a dianteira.
Por essas razões, as forças de frenagem mais importantes devem ser aplicadas sobre as rodas dianteiras. Além disso, se a pressão fosse aplicada uniformemente sobre todos os freios, a rodas traseiras tenderiam a bloquear prematuramente e provocar uma derrapagem. Para diminuir esse problema foram desenvolvidos métodos com o objetivo de dividir, conforme necessidades específicas dos veículos, a frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras.
Em alguns veículos as válvulas corretoras de pressão estão integradas ao cilindro mestre, montadas em diagonal e não são intercambiáveis, já que as mesmas são calibradas especificamente para um dado veículo.
As válvulas reguladoras de pressão sensível a carga montadas em certos veículos são fixadas no chassi do veículo e ligadas ao sistema de suspensão por uma bieleta.
A válvula corretora de pressão das rodas traseiras dosa a pressão dos freios de modo a impedir o bloqueio das rodas traseiras quando o veículo está sem carga e de permitir uma melhor frenagem quando o veículo está carregado.
COMO EFETUAR A VERIFICAÇÃO
A leitura da pressão efetua-se em diagonal(X), e leva-se em conta a diferença de pressão das rodas dianteira direita/traseira esquerda e dianteira esquerda/traseira direita, é importante efetuar a medida nos dois circuitos.
A verificação do corretor de freio deve ser efetuada com o veículo no solo, com uma pessoa a bordo e com o depósito de combustível cheio.
OBS.: Em caso de pressão incorreta em uma única roda traseira substituir o corretor.
A diferença de pressão entre as rodas dianteiras e traseiras devem ficar entre 40% e 60%, dependendo do peso do veículo e motorização, a figura acima demonstra valores realizados em um RENAULT SANDERO 1.6 - 8 válvulas.
METODO DE VERIFICAÇÃO
Ligar dois manómetro de verificação de pressão do circuito de freio de 0 a 250 bar. (esquema 1) O adaptador para ligação do manômetro deve ser ligado no orifício do parafuso de sangria:
· um na dianteira direita, outro na traseira esquerda
· Sangrar o circuito de freio através do parafuso de sangria do manómetro.
· Ligar o motor.
· Pisar progressivamente no pedal de freio, até que as rodas dianteiras fiquem à pressão de 100 bars.
· Ler então a pressão correspondente nas rodas traseiras (consultar Valores de verificação). Para LOGAN e SANDERO este valor deve ficar entre 30 e 40 bar.
Proceder da mesma forma no outro circuito (esquema 2).
Se a diferença for grande (valores fora das tolerâncias), substituir a válvula corretora (não é permitida qualquer intervenção).
OBS.: A diferença de pressão entre as duas rodas traseiras deve ser inferior a 4 bar , qualquer que seja a carga no trem traseiro.
De acordo com a concepção dos veículos, sua massa pode ser distribuída diferentemente, mas nunca uniformemente. Na frenagem ocorre uma transferência de carga de aproximadamente 70% da massa do veículo da traseira para a dianteira.
Por essas razões, as forças de frenagem mais importantes devem ser aplicadas sobre as rodas dianteiras. Além disso, se a pressão fosse aplicada uniformemente sobre todos os freios, a rodas traseiras tenderiam a bloquear prematuramente e provocar uma derrapagem. Para diminuir esse problema foram desenvolvidos métodos com o objetivo de dividir, conforme necessidades específicas dos veículos, a frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras.
Em alguns veículos as válvulas corretoras de pressão estão integradas ao cilindro mestre, montadas em diagonal e não são intercambiáveis, já que as mesmas são calibradas especificamente para um dado veículo.
As válvulas reguladoras de pressão sensível a carga montadas em certos veículos são fixadas no chassi do veículo e ligadas ao sistema de suspensão por uma bieleta.
A válvula corretora de pressão das rodas traseiras dosa a pressão dos freios de modo a impedir o bloqueio das rodas traseiras quando o veículo está sem carga e de permitir uma melhor frenagem quando o veículo está carregado.
COMO EFETUAR A VERIFICAÇÃO
A leitura da pressão efetua-se em diagonal(X), e leva-se em conta a diferença de pressão das rodas dianteira direita/traseira esquerda e dianteira esquerda/traseira direita, é importante efetuar a medida nos dois circuitos.
A verificação do corretor de freio deve ser efetuada com o veículo no solo, com uma pessoa a bordo e com o depósito de combustível cheio.
OBS.: Em caso de pressão incorreta em uma única roda traseira substituir o corretor.
A diferença de pressão entre as rodas dianteiras e traseiras devem ficar entre 40% e 60%, dependendo do peso do veículo e motorização, a figura acima demonstra valores realizados em um RENAULT SANDERO 1.6 - 8 válvulas.
METODO DE VERIFICAÇÃO
Ligar dois manómetro de verificação de pressão do circuito de freio de 0 a 250 bar. (esquema 1) O adaptador para ligação do manômetro deve ser ligado no orifício do parafuso de sangria:
· um na dianteira direita, outro na traseira esquerda
· Sangrar o circuito de freio através do parafuso de sangria do manómetro.
· Ligar o motor.
· Pisar progressivamente no pedal de freio, até que as rodas dianteiras fiquem à pressão de 100 bars.
· Ler então a pressão correspondente nas rodas traseiras (consultar Valores de verificação). Para LOGAN e SANDERO este valor deve ficar entre 30 e 40 bar.
Proceder da mesma forma no outro circuito (esquema 2).
Se a diferença for grande (valores fora das tolerâncias), substituir a válvula corretora (não é permitida qualquer intervenção).
OBS.: A diferença de pressão entre as duas rodas traseiras deve ser inferior a 4 bar , qualquer que seja a carga no trem traseiro.
Adilson Aparecido Torquetto
Esp. Eng. Automotiva
SENAI - Boqueirão
www.tecnicoautomotivo.com
Esp. Eng. Automotiva
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