NOVIDADES
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
PARCEIROS
QUER SER NOSSO PARCEIRO? CONTATO@TECNICOAUTOMOTIVO.COM

PROCEDIMENTO PARA REGULAGEM DA CAIXA DE DIREÇÃO COM SERVO-ASSISTÊNCIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PROCEDIMENTO PARA REGULAGEM DA CAIXA DE DIREÇÃO COM SERVO-ASSISTÊNCIA

Mensagem por Torquetto em Dom Fev 15, 2015 2:49 pm

Olá galera na ultima edição falamos sobre a regulagem da caixa de direção mecânica, nesta edição vamos mostrar a regulagem da caixa de direção com servo- assistência elétrica.
Este procedimento tem o objetivo de dotar o técnico da oficina com conhecimentos necessários para a realização de ajustes no mecanismo de direção com servo assistência e com pinhão e cremalheira. Este artigo se reporta a caixa de direção mecânica do FIAT STILO, porém o procedimento pode ser efetuado para todas as marcas de veículos com servo assistência elétrica na direção.
Antes de proceder a regulagem do mecanismo de direção, verificar:
 Se o ruído não é proveniente de folgas no sistema volante/coluna de direção;
 Se existe deslocamento axial no volante;
 Se existe folga no acoplamento entre junta universal (cruzeta) da coluna de direção inferior e o pinhão da caixa de direção;
 O estado geral das buchas elásticas da barra estabilizadora, braços oscilantes, pivôs, ponteiras e outros componentes da suspensão e direção;
 Corrigir os itens não conformes e avaliar novamente o veículo.
Normalmente a rumorosidade ou “batidas” da caixa de direção é observado quando se trafega sobre calçamento ou piso irregular, a baixa velocidade e ao se esterçar o volante para ambos os lados. Portanto, o veículo deve ser avaliado nessas condições, para se determinar a necessidade de regulagem da folga da caixa de direção.
Procedimento
1. Com o veículo no elevador, esterçar LENTAMENTE a direção pela roda para ambos os lados até o final do curso, observando se a cremalheira da caixa de direção não apresenta nenhum “calo” ou ponto mais preso durante o  seu percurso. Caso contrário, a caixa deve ser substituída.
Obs.: no manuseio da direção em hipótese alguma deve esterçar rapidamente a direção pela roda, principalmente deixar que a caixa de direção bata no final do curso, pois isso poderá danificar o engrenamento entre pinhão e cremalheira.
2. Posicionar as rodas do veículo “retas a frente”;
3. Sob o veículo, localize o tampão de ajuste abaixo do mecanismo de direção;
4. Afrouxar os parafusos de fixação da caixa de direção á travessa. E os quatro parafusos da travessa á carroceria, de modo a permitir o perfeito encaixe da ferramenta no tampão de ajuste;
5. Faça uma marca de referencia na carcaça da caixa de direção alinhada com um vértice do sextavado do tampão (figura abaixo) e desaperte o tampão de ajuste (anti-horário) em cinco (5) voltas;

6. Aperte o tampão de ajuste (sentido horário) por cinco (5) voltas até voltar a posição inicial;
7. Utilizando um Torquímetros apertar o tampão de ajuste, aplicando um torque de 20 Nm;
8. Em seguida utilizando um goniômetro retornar (sentido anti-horário) em 80º o tampão de ajuste;

9. Reapertar a travessa da suspensão dianteira, aplicando torque recomendado ao veículo, nos parafusos de fixação do quadro da suspensão;
10. Reapertar a caixa de direção, aplicando o torque recomendado aos parafuso de fixação;
11. Verificar se a caixa não ficou presa, repetindo o procedimento do inicio da operação de regulagem;
12. Testar o veículo nas mesmas condições especificadas no inicio da operação, ou seja, trafegando sobre calçamento ou piso irregular, a baixa velocidade e esterçar o volante para ambos os lados. Depois de avaliado o veículo nessas condições, certificar se a rumorosidade foi eliminada, se a direção retorna após efetuar curva, coso perceba que a rumorosidade persista efetuar o procedimento de regulagem novamente;
13. Com uma a punção de bico, rebater a aba do tampão para trava-lo;
14. Fazer um lacre com tinta sobre o tampão de ajuste e carcaça, para indicar que o mecanismo foi ajustado e garantir sua integridade;
Valeu galera  Forte abraço a todos e até a próxima



Adilson Aparecido Torquetto
Esp. Eng. Automotiva
SENAI - Boqueirão
www.tecnicoautomotivo.com
avatar
Torquetto
Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/09/2009
Idade : 48
Localização : Curitiba PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum