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AMBIENTE DO MOTOR (PARTE I)

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AMBIENTE DO MOTOR (PARTE I)

Mensagem por Torquetto em Dom Fev 15, 2015 3:17 pm

AMBIENTE DO MOTOR (PARTE I)

Neste mês vamos descrever as verificações e intervenções nos elementos do ambiente do motor, no âmbito de uma revisão/manutenção, não descreve reparação específica resultante de um diagnóstico.

Fazem parte do ambiente do motor:
• Circuito de admissão de ar;
• Circuito de alimentação de combustível;
• Circuito de ignição e;
• Linha de escapamento.

Nesta edição vamos falar do circuito de ar e do circuito de combustível

CIRCUÍTO DE ADMISSÃO DO AR

O circuito de admissão do ar permite a introdução do comburente na câmara de combustão. Quando o motor é acionado a ar é aspirado a entrada do circuito e levado até o bloco do motor, o pistão desce gerando uma depressão e aspira o ar, no caso de motor de ciclo Diesel, e mistura ar combustível no caso do motor de ciclo Otto (gasolina/álcool), esta sequência faz parte dos quatro tempos do ciclo do motor e é chamada de admissão.
Conforme o tipo de motor o circuito de admissão do ar, pode ser visualmente diferente, mas o principio de funcionamento é o mesmo.

As funções dos principais elementos do circuito de admissão do ar são:

• O filtro de ar retém as poeiras em suspensão no ar da atmosfera;
• O debímetro de ar mede a quantidade de ar expirado;
• As válvulas permitem a entrada do ar e fecha-se hermeticamente;
• Nos motores a gasolina uma borboleta de reciclagem dos gases permite quantificar a quantidade de ar admitida;
• Alguns motores estão equipados com um turbo compressor que permite aumentar seu desempenho.

A manutenção do circuito consiste em substituir o filtro de ar conforme sua periodicidade. O circuito de admissão do ar perde eficácia nas seguintes situações:



• Entupimento do elemento filtrante (filtro de ar), que provoca a diminuição da performance, ou;
• Rompimento do elemento filtrante que pode levar as impurezas para dentro do motor e provocar seu desgaste prematuro

Sendo o filtro de ar um elemento importante para a performance e confiabilidade do motor é importante respeitar seu intervalo de substituição. Quando extrair o filtro ter cuidado para que as impurezas contidas em seu alojamento não vão para o circuito de admissão o que pode provocar o desgaste prematuro do motor e efetuar a limpeza necessária.

Obs.: Consulte o manual de manutenção e a documentação técnica para saber a periodicidade e procedimentos de substituição do filtro.


CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL

O circuito de alimentação de combustível permite introduzir o combustível necessário a combustão no cilindro. Quando o motor é acionado o combustível é bombeado do reservatório (tanque de combustível) até o motor, no motor a gasolina/álcool o combustível é pulverizado durante a fase de admissão. No motor a Diesel quando o pistão comprime o ar ocorre a injeção de combustível, esta fase é camada de fase de injeção.

O circuito de alimentação de combustível é, essencialmente, composto por: um depósito de combustível, tubos, um filtro e injetores eletromagnéticos.

• O depósito contém o combustível em excelentes condições de segurança;
• Os tubos levam o combustível do reservatório até o compartimento do motor;
• O filtro retém as impurezas contidas no combustível;
• Os injetores eletromagnéticos dosam e injeta a quantidade de combustível necessária para o funcionamento do motor.
Conforme o tipo de veículo uma bomba elétrica, situada no reservatório, permite colocar o circuito sob pressão, por outro lado, uma bomba de alta pressão pode alimentar os injetores a alta pressão (caso dos motores Diesel).

A manutenção do circuito de alimentação consiste em substituir o filtro de combustível, conforme sua periodicidade. O circuito de alimentação de combustível perde eficácia quando o filtro de combustível está obstruído (entupido), provocando a diminuição do desempenho do motor.
Sendo o filtro de combustível um elemento importante para o desempenho do motor deve-se respeitar seu intervalo de substituição, há diferentes modelos de filtro, antes da substituição, deve identificar o modelo utilizado.

No caso do motor diesel, a purga do filtro é necessária para evacuar o ar do circuito, conforme o tipo do motor, a purga efetua-se automaticamente com o acionamento da bomba auxiliar de alimentação no acionamento do motor ou com bomba de enchimento manual.
Conforme tipo de filtro o mesmo pode estar equipado com parafuso de esvaziamento do ar, em todas as manutenções, do sistema de combustíveis dos motores Diesel, deve evacuar a água existente na caixa de filtração.

Obs.: Consulte o livro de manutenção e documentação técnica para saber a periodicidade e procedimento de substituição e purga do filtro.
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