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VERIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO

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VERIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO

Mensagem por Torquetto em Dom Abr 29, 2012 6:58 pm

VERIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CIRCUITO DE LUBRIFICAÇÃO

O óleo do motor é extremamente solicitado durante a utilização do veículo. O óleo carrega-se de partículas metálicas e de depósitos, perdendo desta maneira as suas propriedades de origem, por este motivo, o óleo deve ser substituído periodicamente.  
Geralmente o esvaziamento efetua-se com o motor quente, por ação de gravidade, respeitando um tempo de aproximadamente 10 minutos, o óleo usado recuperado jamais deve ser lançado para a natureza.
A verificação do nível de óleo é o primeiro controle a efetuar num motor. A verificação do nível de óleo efetua-se após uma parada prolongada do motor(10 Min.), para assegurar o escorrimento do óleo para o carter.
Para substituição deve-se consultar o manual do proprietário ou manual técnico do motor para identificar o tipo e quantidade de óleo a ser utilizado.
O controle e pressão dependem do regime do motor, o controle da pressão de óleo efetua-se com auxilio de ferramentas especiais (adaptadores e manômetro).
Os valores de pressão variam de 0,5 a 1,5 bar em marcha lenta e de 3 a 5 bar em alta rotação a temperatura normal de funcionamento, não esqueça de consultor o manual técnico do motor para saber qual a pressão recomendada ao motor em que se está fazendo a medição.
A verificação é realizada no regime de marcha lenta e em regime elevado (dependendo do motor entre 3.000 a 4.000 RPM).


VERIFICAÇÕES PRELIMINARES

As verificações preliminares podem revelar um estado anormal ou mal funcionamento do motor.
• Verificação da luz de óleo no painel de instrumento;
• Controle e qualidade do óleo, este deve ter aspecto normal e uma aparência conforme a kilometragem percorrida. A Viscosidade inadequada pode não ser adequada as condições de temperatura do motor. A viscosidade pode ser modificada por uma disfunção interna do motor (diluição de água ou combustível) ou pelo desrespeito ao período de troca.
• Verificação do nível de óleo do motor.

Se o nível estiver fora do especificado, é necessário completá-lo ao nível antes de verificar a pressão do sistema de lubrificação. Nível do óleo está abaixo da marca “MINI” pode provocar um despressurizarão da bomba em determinadas condições de utilização do veículo, como por exemplo, em curvas ou inclinações acentuadas.

CONDIÇÕES DO MOTOR

A temperatura e regime do motor são dois parâmetros que influenciam na pressão de óleo do motor, por isso é necessário que a temperatura do motor seja aproximadamente 80° C, e a medição seja efetuada em duas condições, marcha lenta e alta rotação. O manômetro deve ser ligado no ponto de ligação do interruptor de óleo.

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Uma pressão de óleo inferior aos valores preconizados representa um risco significativo para a deterioração rápida do motor.

Desgastes das peças internas do motor, como bronzina de mancal, bronzina de biela, folga excessiva nos mancais do comando de válvulas e alteração no diâmetro do Jet - cooler, entupimento do filtro pescador, mal funcionamento da válvula reguladora de pressão ou folga demasiadamente grande entre as engrenagens, pode provocar uma baixa pressão no sistema de lubrificação.

CIRCUITO OBSTRUÍDO

Apesar de ter um filtro de óleo, o circuito de óleo pode ser obstruído por corpos estranhos que se encontram dentro do circuito, como restos de cola, utilizada no fechamento do motor, aparas de metal de reparações anteriores e borras, este entupimento pode gerar uma pressão demasiadamente fraca ao sistema.

O entupimento do filtro de óleo não influência diretamente na pressão do circuito, se o filtro estiver entupido, a circulação do óleo é garantida pela válvula de base no interior do filtro que abre e permite com que o óleo lubrificante continue circulando, porém, sem ser devidamente filtrado.


Adilson Aparecido Torquetto
Esp. Eng. Automotiva
SENAI - Boqueirão
www.tecnicoautomotivo.com
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