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Teste em sistema de arrefecimento
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Teste em sistema de arrefecimento
Um motor térmico liberta calor resultante da combustão dos gases e dos diferentes atritos das peças moveis. Este calor deve ser evacuado para que seja assegurado o bom funcionamento do motor, sem sobre aquecimento nem deterioração. Esta é a função do circuito de refrigeração.
Os principais elementos do sistema são; Bomba d’água, radiador, válvulas termostática, vaso de expansão, eletro ventilador, interruptor térmico, reservatório de expansão e mangueiras entre outros.
O eletro ventilador pode ser controlado por um interruptor térmico situado no radiador ou no bloco do motor. Nos modelos atuais o eletro ventilador é controlado pelo calculador de injeção, este sistema é chamado de GCTE (Gestão Centralizada da Temperatura da água).
A pressão manométrica normal de funcionamento do sistema de arrefecimento dos motores do ciclo Otto deve ser de no máximo 1 bar de pressão. Caso a pressão fique acima deste valor há necessidade de se fazer uma manutenção do sistema.
A manutenção do circuito de refrigeração consiste em verificar os seguintes pontos:
•Passagem livre do ar através do radiador, do condensador (se existir no veículo e da grade dianteira;
•Limpeza e integridade do trocador de calor (radiador)
•Estado e integridade dos adaptadores (fissuras, flexibilidade dos tubos de borracha.....)
•Ausência de vazamento ao nível dos adaptadores e bomba d’água;
•Estado e tensão da correia de acionamento da bomba d’água;
•Funcionamento correto do eletro ventilador; estado de temperatura em diferentes pontos do circuito pelo método tátil;
•Funcionamento correto dos indicadores de temperatura no quadro de instrumento;
•Periodicidade de substituição do líquido de refrigeração.
A alteração do líquido de arrefecimento pode revelar um mau funcionamento do motor ou um defeito de estanqueidade interna. A contaminação pode também estar ligada com á utilização de líquido de refrigeração não especificado ou ao desrespeito pela periodicidade de manutenção.
O liquido deve ser trocado periodicamente, de acordo com as especificações do fabricante, caso não tenha uma periodicidade determinada deve ser feito a cada 80.000 Km ou a cada quatro anos, o que ocorrer primeiro. O liquido de arrefecimento deve ser composto por 60�água e 40% de aditivo.
Um mau funcionamento do circuito de refrigeração pode causar o aquecimento excessivo do motor que pode provocar danos graves.
Se o nível estiver abaixo da marca “Mini”, é necessário verificar a existência de vazamentos. Há várias ferramentas para verificar este circuito. A mais indicada é aquela que lhe dá a possibilidade de efetuar vários testes sem necessidade de trocar de ferramenta (informaçãoe sobre a máquina para teste e limpeza entre em contato para mim).
Máquina para Limpeza e teste do sistema de arrefecimento
Esta ferramenta faz a limpeza, verificação de estanqueidade, pressão de funcionamento, pressão de abertura da tampa de pressão, abertura da válvula termostática, esvaziamento, enchimento e purga do sistema.
A verificação da estanqueidade deve ser feita em dois momentos; com o motor frio e com o motor com temperatura normal de funcionamento.
A pressão manométrica de verificação deve ser de 0.1 bar abaixo da pressão de abertura da válvula de pressão da tampa (por exemplo: se a tampa tiver uma pressão de abertura de 1.4 bar, a pressão de teste deve ser de 1.3 bar). Caso não haja vazamento a pressão deve ser aumentada aos poucos até que ocorra a abertura da válvula de segurança da tampa de pressão ou até no máximo 2 bares.
A limpeza e esvaziamento do sistema devem ser feita com motor morno temperatura máxima de 50 ºC para que não ocorra o chamado choque térmico o que pode causar danos ao motor.
Bom trabalho a todos e até a próxima.
Adilson Aparecido Torquetto
Esp. Eng. Automotiva
SENAI - Boqueirão
www.tecnicoautomotivo.com
Os principais elementos do sistema são; Bomba d’água, radiador, válvulas termostática, vaso de expansão, eletro ventilador, interruptor térmico, reservatório de expansão e mangueiras entre outros.
O eletro ventilador pode ser controlado por um interruptor térmico situado no radiador ou no bloco do motor. Nos modelos atuais o eletro ventilador é controlado pelo calculador de injeção, este sistema é chamado de GCTE (Gestão Centralizada da Temperatura da água).
A pressão manométrica normal de funcionamento do sistema de arrefecimento dos motores do ciclo Otto deve ser de no máximo 1 bar de pressão. Caso a pressão fique acima deste valor há necessidade de se fazer uma manutenção do sistema.
A manutenção do circuito de refrigeração consiste em verificar os seguintes pontos:
•Passagem livre do ar através do radiador, do condensador (se existir no veículo e da grade dianteira;
•Limpeza e integridade do trocador de calor (radiador)
•Estado e integridade dos adaptadores (fissuras, flexibilidade dos tubos de borracha.....)
•Ausência de vazamento ao nível dos adaptadores e bomba d’água;
•Estado e tensão da correia de acionamento da bomba d’água;
•Funcionamento correto do eletro ventilador; estado de temperatura em diferentes pontos do circuito pelo método tátil;
•Funcionamento correto dos indicadores de temperatura no quadro de instrumento;
•Periodicidade de substituição do líquido de refrigeração.
A alteração do líquido de arrefecimento pode revelar um mau funcionamento do motor ou um defeito de estanqueidade interna. A contaminação pode também estar ligada com á utilização de líquido de refrigeração não especificado ou ao desrespeito pela periodicidade de manutenção.
O liquido deve ser trocado periodicamente, de acordo com as especificações do fabricante, caso não tenha uma periodicidade determinada deve ser feito a cada 80.000 Km ou a cada quatro anos, o que ocorrer primeiro. O liquido de arrefecimento deve ser composto por 60�água e 40% de aditivo.
Um mau funcionamento do circuito de refrigeração pode causar o aquecimento excessivo do motor que pode provocar danos graves.
Se o nível estiver abaixo da marca “Mini”, é necessário verificar a existência de vazamentos. Há várias ferramentas para verificar este circuito. A mais indicada é aquela que lhe dá a possibilidade de efetuar vários testes sem necessidade de trocar de ferramenta (informaçãoe sobre a máquina para teste e limpeza entre em contato para mim).
Máquina para Limpeza e teste do sistema de arrefecimento
Esta ferramenta faz a limpeza, verificação de estanqueidade, pressão de funcionamento, pressão de abertura da tampa de pressão, abertura da válvula termostática, esvaziamento, enchimento e purga do sistema.
A verificação da estanqueidade deve ser feita em dois momentos; com o motor frio e com o motor com temperatura normal de funcionamento.
A pressão manométrica de verificação deve ser de 0.1 bar abaixo da pressão de abertura da válvula de pressão da tampa (por exemplo: se a tampa tiver uma pressão de abertura de 1.4 bar, a pressão de teste deve ser de 1.3 bar). Caso não haja vazamento a pressão deve ser aumentada aos poucos até que ocorra a abertura da válvula de segurança da tampa de pressão ou até no máximo 2 bares.
A limpeza e esvaziamento do sistema devem ser feita com motor morno temperatura máxima de 50 ºC para que não ocorra o chamado choque térmico o que pode causar danos ao motor.
Bom trabalho a todos e até a próxima.
Adilson Aparecido Torquetto
Esp. Eng. Automotiva
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